-
Arquitetos: Shma Company Limited
- Área: 6000 m²
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Le Meridien está localizado em um cruzamento urbano da cidade de Zhengzhou, China. É um projeto de renovação em pequena escala com cerca de 6.000 metros quadrados de área de paisagem na frente de um hotel cinco estrelas existente, concluído em 2013 por Neri & Hu. O briefing do cliente buscava uma impressionante paisagem de frente para o hotel para melhorar a aparência geral e, ao mesmo tempo, resolver as vagas de estacionamento e o trânsito de veículos. Como a localização é uma área densamente povoada, nos propomos a obter uma paisagem que seja interativa, imaginativa e artisticamente trabalhada para se tornar o novo marco para este bairro.
Com respeito à histórica indústria têxtil de tecelagem de Zhengzhou, criamos tecelagens e dobras escultóricas em forma de paisagem para revelar um espaço público esteticamente agradável. Uma série de faixas de gramado onduladas representam a seda que está sendo tecida - para cima e para baixo - por máquinas tradicionais. O espaço de intervalo é definido combinando os pilares do lobby existentes e as ordens arquitetônicas para costurar a paisagem e o edifício juntos no master plan perfeitamente integrado com o layout do estacionamento de carros. As listras com esculturas são propostas em frente ao hall de entrada como os principais elementos de boas-vindas.
O uso de duas cores diferentes para o acabamento do aço inoxidável para as jardineiras é para brincar com as características únicas públicas/privadas do hotel urbano. Quando visto da beira da estrada pública, a cor bronze brilhante é usada para projetar uma energia extrovertida e divertida representando este canto urbano, enquanto o material espelhado preto é selecionado para obter uma sensação mais calma e relaxante quando percebido a partir do hotel, olhando para fora. Com o fato de haver uma estrutura maciça de uma nova estação de metrô subterrânea sob metade de nossos espaços paisagísticos, tomamos muito cuidado na coordenação dos padrões de pavimentação, poços de visita e profundidade do solo de plantio para alcançar um resultado de projeto minimalista. Isto inclui a camuflagem dos quatro poços de ventilação e da estrutura de escadas de emergência que surgem na paisagem com acabamentos espelhados, fazendo-os desaparecer visualmente.
Depois que a paisagem foi concluída, ela iluminou todo o distrito hoteleiro com a faixa ondulada do gramado, a característica única da água refletida e a interação da reflexão dos acabamentos espelhados das jardineiras. É um espaço público privado que se tornou um novo ponto de encontro para diversas atividades com amigos, e selfies de Instagram para sessões fotográficas de casamento. A paisagem está sendo percebida como um novo marco deste cruzamento e atrai o interesse de muitas pessoas do bairro e de outros lugares.